Você sabia que alguns alimentos estimulam a produção de serotonina, neurotransmissor do bem-estar, e acalmam o sistema nervoso?
– Os carboidratos integrais são aproveitados lentamente pelo organismo e a sensação de bem-estar é prolongada. Eles são ricos em vitaminas do complexo B, principalmente B1 muito importante para o sistema nervoso.
– Alimentos fonte de ômega 3: sardinha, atum e linhaça regulam os níveis de serotonina.
– Nozes, castanhas e avelã: As nozes são ricas em triptofano (aminoácido essencial na produção de serotonina), as castanhas são ricas em antioxidantes e selênio, essenciais no combate ao stress. A banana, cacau, aveia, brócolis, oleaginosas e semente de abóbora são também ricas em triptofano.
– Um aminoácido conhecido como tirosina está relacionado com a produção de dopamina e adrenalina, ambos, neurotransmissores que promovem o estado de alerta, o “pique” e a alegria. Fontes de tirosina: peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leguminosas, nozes e castanhas, leite e iogurte desnatados, queijos magros e tofu.
– Ovos: A colina e vitaminas do complexo B presente no ovo melhoram a memória e a concentração. A falta deste componente pode causar comprometimentos da memória e da capacidade de concentração, pois é precursor do neurotransmissor acetilcolina.